Translate

Seguidores

Blog Archive

Galzinha. Tecnologia do Blogger.

Facebook

Moda é Cultura

Arquivo do blog

Visitas

Template

Powered By Blogger

On Line

11 de setembro de 2012

Aparência e apresentação dos pratos exerce influência nos hábitos alimentares das crianças.



Montar os pratos de forma divertida além de melhorar a qualidade nutricional dos pratos melhora a aceitação das crianças.


19/01/2012 - A qualidade da alimentação infantil muitas vezes é motivo de preocupação dos pais. Após o primeiro ano de vida, quando estão crescendo numa velocidade menor do que quando recém-nascidos, além do apetite diminuir é comum as crianças começarem a rejeitar determinados tipos de alimentos ou preparações, causando enorme desespero nas famílias.
Mas não é motivo para tanta preocupação, pois existem soluções práticas que podem ajudar muito a melhorar a aceitação dos alimentos. Um estudo recente, publicado na revista Acta Pediatrica mostrou que quanto mais coloridos e mais figurativos forem os pratos, melhor será a aceitação dos pequenos.
Isso porque nessa fase, as cores e formas de objetos e de tudo que está presente no ambiente, são atrativos que chamam a atenção e despertam o interesse das crianças.
No estudo, verificou-se que na hora de montar os pratos com alimentos costumeiramente rejeitados, ao apresentá-los de forma diferente da tradicional, tornaram-se mais agradáveis aos olhos. Montados em forma de figuras ou desenhos a aceitação visual foi garantida e a curiosidade em descobrir os sabores foi motivo essencial para degustação dos alimentos que ainda agradaram ao paladar.
As conclusões foram que além de aspectos relacionados ao paladar e olfato, as crianças são influenciadas pela forma, tamanho e aparencia visual dos alimentos que são apresentados a elas.
Então, vale a pena investir na criatividade e utlizar alimentos saudáveis no preparo das refeições dos pequenos, já que são os alimentos mais coloridos e podem ser colocados de diferentes formas no prato das crianças. Assim ,podemos melhorar a qualidade nutricional das refeições e a aceitação vira consequencia.
Fonte: Equilibrium Consultoria

0 comentários:

Canal do Mês